BLOG CORREIO DE MT ESTÁ MIGRANDO PARA

BLOG CORREIO DE MT ESTÁ MIGRANDO PARA
CLIQUE AQUI E CONTINUE BEM INFORMADO(A)

PRQ

PRQ
De 1º a 15 de Setembro de 2017

sexta-feira, 2 de junho de 2017

IMPRENSA: O Quarto Poder, capaz de mudar o rumo do País e mudou

Na reestreia do nosso Editorial, vamos abordar um tema atual, muito discutido e ao mesmo tempo polêmico e do qual, este portal de notícias está inserido que é a Imprensa, que apesar de não ser um Poder Constituído, é considerado como tal. E nas linhas a seguir, você caro (a) leitor (a), irá poder entender o significado prático e a importância da Imprensa no seu dia a dia e que se somar forças, a Sociedade é mais forte do que qualquer outro classe ou Poder, especialmente se este for dado através do voto popular. Vamos ao tema.

Hoje a classe política tem grande influência na Grande Mídia de nosso país, principalmente aquelas que estão situadas nas Capitais ou nas cidades polos, que na maioria das vezes em épocas de eleições, conseguem “recursos” para convencer a população que o “Fulano” é melhor que o “Ciclano”, fazendo dos políticos brasileiros, simples bonecos de marionetes e que a cada quatro se sujeitam a tal função.

O maior exemplo disso, são as quatro últimas eleições, onde a Grande Mídia já elitizada, após perder um pouco do “poder” conquistado dentro do Poder, resolveu se unir com o Terceiro Setor (Sociedade Organizada) e elegeu o metalúrgico Luís Inácio Lula da Silva (PT) como presidente, que teoricamente tinha vindo das massas. Após quatro anos, essa mesma mídia conseguiu reeleger ele e ainda conseguiu convencer grande parte da população a votar em sua sucessora, a economista e hoje ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que sofreu um “golpe de Estado” (branco) de seu vice, Michel Temer (PMDB) que se uniu com a Direita e a Extrema Direta da Política Nacional para conquistar o Poder com o apoio de parte das grandes emissoras de TV do país.

A Imprensa Nacional teve grande participação e influência em todos estes fatos citados e que aconteceram nas últimas quatro eleições e inclusive os veículos que monopolizam o “mercado” da comunicação, literalmente, com o aval de uma grande parcela da população, brincou da conhecida brincadeira infantil, que muitos também já usaram em provas bimestrais na hora do “chutometro”, que mais ou menos assim: “ Minha mãe, mandou eu escolher esse daqui (Lula), mas como eu sou teimoso vou escolher essa daqui (Dilma). Mas como sou mais teimoso, eu vou escolher este daqui (Temer)”.

Quando Grande Mídia, também as vezes chamada por alguns de renomada, cansou de brincar e percebeu que a “brincadeira de criança” estava correndo risco de se transformar em uma “comédia grega” através de uma ditadura branca comandada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e seus aliados de esquerda, se propôs a ajudar o então vice e hoje Presidente da República Michel Temer chegar ao comando do País. E ao perceber que o seu “poder” dentro do Poder estava cada vez menor, já é visível o que uma parte da Imprensa Nacional vem se articulando nos bastidores tentando muitas vezes mostrar a sujeira do “porão” da política brasileira, onde poucos se salvarão e novas eleições serão questão de tempo, seja de forma direta ou indireta. Mas o certo é, que em menos tempo que se imagina, teremos novas eleições presidenciais e se esta novidade não vir acompanhada de uma nova constituinte.

Para quem é leigo nesse assunto e/ ou tema Imprensa como sendo o Quarto Poder, para entender melhor é necessário um pouquinho de História. Vamos lá!  A consideração termológica de que o jornalismo, é o "Quarto Poder" nasceu dentro dos conceitos das revoluções liberais, ou seja, na época em que a burguesia lutava contra o Absolutismo e o Poder da Nobreza no final do Século XVIII, em especial na Inglaterra. O ideal liberal iluminista tinha como proposta a liberdade de expressão individual e uma imprensa independente, livre da censura do Estado, e que principalmente fosse formadora de opinião pública, para que dessa forma, os veículos de comunicação pudessem exercer e fazer o papel de "contrapoder" em relação aos três poderes concebidos por Montesquieu — o Executivo, o Legislativo e o judiciário. (Mas isto é assunto para uma outra oportunidade).

Agora se grandes veículos de comunicação juntos, supostamente fizeram tudo isso dentro do contexto nacional da política, imagina, se os pequenos e médios veículos das cidades do Interior  dos estados brasileiros se unissem com a população, fazendo dela uma aliada e não massa de manobra como foi e está sendo feita por parte da Grande Mídia  que fica nas Capitais e que infelizmente já foram “capitalizadas”, enquanto aqueles pequenos veículos de comunicação, tem que, literalmente matar um “leão por dia”, enquanto a Imprensa renomada “abocanha” do Poder um “leão” por dia.

Reflita sobre isso. Análise tudo que é mostrado pela Imprensa, seja ela, considerada renomada ou não. Não quero aqui assustar você caro (a) amigo (a) leitor (a), mas caso tenha ficado (a) assustado(a) com o que foi descoberto no porão da política brasileira. Imagina se as “paredes” dos “porões” da Imprensa falasse. É melhor não... Quem sabe após consultar alguns advogados para analisar as consequências jurídicas pós revelações, possamos nos encontrar novamente abordando este assunto.  Até porque ainda estamos sendo um dos poucos veículos de comunicação considerado pelos renomados colegas como pequeno a sobreviver nesse campo minado, chamado Imprensa e aí de nós se sairmos de onde estamos. Tudo pode acontecer. Desde de um simples buuum, ou... deixa pra lá, é melhor encerrar este assunto por aqui.


Da Redação /Blog Correio de MT

Nenhum comentário:

Nobres

Nobres
(65) 99608-4819

BR

BR
NOBRES: Vereadora Zayra tem PL aprovado que permitirá população fazer doações para a APAE através da fatura de água

>>>>>

>>>>>

1

1

SM

SM

MNT

MNT

CB

CB

Site Caminho Político

Site Caminho Político
"Seu Portal de Noticias"

PC

CORREIO

CORREIO
AMM disponibiliza a municípios acesso a atas de registro de preço

NBSMT

PARCEIRO I

Pgo

Pgo

ALk

ALk

...

...

PMN1

PRESS

PARCEIRO II

PARCEIRO II

PMN

Fish

Fish

Marcadores

csw

UNK

Arquivo do blog

PPV

UP

UP