BLOG CORREIO DE MT ESTÁ MIGRANDO PARA

BLOG CORREIO DE MT ESTÁ MIGRANDO PARA
CLIQUE AQUI E CONTINUE BEM INFORMADO(A)

PRQ

PRQ
De 1º a 15 de Setembro de 2017

sábado, 20 de fevereiro de 2016

CUIABÁ: Ações de combate ao Aedes Aegypti serão intensificadas nas escolas da rede municipal

Por: Rosane Brandão / Assessoria de Imprensa
 
Foto: Michel Alvin/ Assessoria de Imprensa
As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti serão intensificadas nas escolas da rede municipal de Cuiabá. A iniciativa faz parte da campanha Zika Zero, promovida pelo Governo Federal e que visa mobilizar todas as escolas do país no combate ao vírus zika, à dengue e à febre Chikungunya.

Entre essas ações está o projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue, ao Zika e ao Chikungunya”, cujo lançamento ocorreu nesta sexta-feira (19) durante o ato de mobilização nacional da Educação, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso. 


O evento reuniu aproximadamente 600 profissionais da educação da rede municipal, além de representantes do setor da Educação federal, estadual e municipal e o Exército Brasileiro. 


Durante o evento, o prefeito Mauro Mendes falou da importância do envolvimento de todas as instituições ligadas à Educação num trabalho conjunto para combater o mosquito. 
“Compreendemos a gravidade da doença e da situação, mas é preciso que cada um faça a sua parte e não fique inerte diante desse assunto, pois aqueles que forem flagrados em situação que coloque a saúde pública em risco serão penalizados com multas. Isso não é uma medida que queremos tomar, mas faremos para o bem coletivo de todos que vivem em Cuiabá e daqueles que fazem a sua parte”, enfatizou o prefeito. 


Conforme explicou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, em Cuiabá a campanha vai mobilizar os 8,8 mil profissionais da educação e os 50 mil alunos da rede municipal e, consequentemente, todos os seus familiares e vizinhos. “A rede municipal estará 100% empenhada nessa luta. E tenho certeza que com esse trabalho em conjunto o resultado será muito positivo”. 


Repasse de recursos

O secretário explicou ainda que entre as medidas que estão sendo adotadas para intensificar as ações de combate ao mosquito, está incluído o repasse de recursos paras as unidades escolares para promoverem uma ampla limpeza de todo o território escolar.

“Essa guerra não poderia ter um exército mais competente do que o da educação, pois nós temos a força, o conhecimento e melhor ainda, temos o compromisso de combater esse mosquito”, enfatizou a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli.

A responsável pelo Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde, a médica veterinária Moema Blat, proferiu uma palestra com os dados da doença em Cuiabá. 
A secretária-adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, apresentou aos gestores o projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue, ao Zika e ao Chikungunya”, explicando como funcionará na prática. 

A secretária-adjunta explicou que o projeto, que será dividido em quatro etapas, engloba um conjunto de operações e estratégias que serão implementadas na educação, por meio de parcerias entre instituições públicas e privadas. 

A primeira etapa foi a mobilização com os gestores educacionais e o lançamento do projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue, à Zika e ao Chikungunya”. Na segunda etapa do projeto, entre 17 e 22 de fevereiro, será realizada a conscientização ambiental nas unidades de ensino, com a limpeza geral do ambiente escolar, eliminando qualquer possibilidade de foco do mosquito. 

Na terceira etapa, de 19 de fevereiro a 16 de dezembro, cada aluno se responsabilizará pela sensibilização de sua família e de dois vizinhos, ampliando-se o número de casas participantes no projeto. Essa etapa deverá ser desenvolvida no decorrer do ano letivo, sendo que o resultado desse trabalho será evidenciado via checklist, sendo entregue na Secretaria Municipal de Educação. Nos dias 10 de agosto e 25 de novembro ocorre a premiação, realizada por meio de sorteio, para os alunos participantes.

Nessa etapa ocorre também a orientação para os professores que vão trabalhar a temática com os alunos e posteriormente orientações aos alunos de como proceder com as visitas nas casas dos vizinhos e no preenchimento do checklist. 

A quarta etapa será no dia 26 de fevereiro com o Dia D de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti nas unidades educacionais de Cuiabá. Cada unidade realizará uma palestra com a comunidade escolar sobre o malefício das epidemias causadas pelo mosquito.


Participaram também do evento o comandante do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente coronel Wagner Lauduger, o secretário de estado de Educação, Permínio Pinto, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Regina Lúcia Borges, a secretária-adjunta de Saúde, Maria Salete Ribeiro, e o representante do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep-Cuiabá), Juscelino Dias.

Nenhum comentário:

Nobres

Nobres
(65) 99608-4819

BR

BR
NOBRES: Vereadora Zayra tem PL aprovado que permitirá população fazer doações para a APAE através da fatura de água

>>>>>

>>>>>

1

1

SM

SM

MNT

MNT

CB

CB

Site Caminho Político

Site Caminho Político
"Seu Portal de Noticias"

PC

CORREIO

CORREIO
AMM disponibiliza a municípios acesso a atas de registro de preço

NBSMT

PARCEIRO I

Pgo

Pgo

ALk

ALk

...

...

PMN1

PRESS

PARCEIRO II

PARCEIRO II

PMN

Fish

Fish

Marcadores

csw

UNK

Arquivo do blog

PPV

UP

UP