BLOG CORREIO DE MT ESTÁ MIGRANDO PARA

BLOG CORREIO DE MT ESTÁ MIGRANDO PARA
CLIQUE AQUI E CONTINUE BEM INFORMADO(A)

PRQ

PRQ
De 1º a 15 de Setembro de 2017

segunda-feira, 15 de junho de 2015

POLÍTICA: Taques e Favaro podem se tornar “fichas- sujas”, terem os mandatos cassados e Guilherme Maluf pode assumir o comando do Estado


Foto: RD News

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso estará realizando durante todo este bimestre (junho/Julho) a segunda edição do Projeto Pauta Limpa, que  tem como objetivo julgar todos os processos que possam tornar  políticos inelegíveis e  os mesmos serem considerados “ficha- suja”  e consequentemente perderem os seus respectivos mandatos e direitos políticos.

A maioria desses processos que serão julgados pela Justiça Eleitoral é em sua grande parte, consequência da disputa eleitoral de 2014. E atualmente estão tramitando no TER mais de 29 ações, as quais poderão  tornar alguns políticos eleitos no pleito passado  “fichas-sujas” . das 29 ações que estão tramitando,13 são criminais e entre as quais estão pedidos  de investigação judicial e penal. Há também representações pautadas em relação à captação ou gastos ilícitos e compra de votos durante a campanha eleitoral.


Alguns desses processos estão na fase inicial, sem nenhuma decisão proferida Enquanto em alguns casos já são recursos de políticos condenados em primeira instância e/ou pedidos de revisão de absolvição protocolados, em sua maioria, pelo Ministério Público Eleitoral. Entre os quais estão os deputados estaduais Mauro Savi (PR) e Janaina Riva (PSD), os ex-candidatos ao Governo José Riva e Janete Riva, ambos do PSD, além do próprio governador Pedro Taques (PDT) e o vice – governador Carlos Favaro, estão na lista de políticos que respondem a algum tipo de ação tipificada como prioritária pela Justiça Eleitoral. Os processos em tramitação podem torná-los fichas- sujas. 


O caso mais delicado é o do governador Pedro Taques (PDT) que pode ter o seu mandato cassado por ter cometido gastos ilícitos e também compra de votos durante a campanha eleitoral de 2014. Caso condenado o ainda pedetista poderá ter seu mandato cassado, perder seus direitos políticos e ainda irá fazer companhia a seu desafeto político ,o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembléia Legislativa ,José Riva na lista de políticos “fichas-sujas”.


 Caso o governador Pedro Taques tenha seu mandato cassado pela Justiça, o seu vice não poderá assumir, caso a justiça considere a chapa majoritária encabeçada por Taques e Favaro tenha cometido crime eleitoral. Neste caso assumiria temporariamente o Governo do  Estado ,o presidente da Assembléia legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB) ou em definitivo caso assim o TRE de Mato Grosso assim entender. 


Em todos os casos ainda cabem recursos, mas o que pesa contra o govenador Pedro Taques e em relação ao pleito do ano passado, é acusação da Coligação Amor a Nossa Gente, liderada pelo candidato ao Governo derrotado Lúdio Cabral (PT), que acusa Taques e Favaro de incorrerem em abuso de poder econômico e político por meio da distribuição de comida e bebida, além da utilização de transporte escolar público e uso da PM para segurança em União do Sul. A defesa do pedetista afirma que o governador eleito nem era candidato ainda. Por isso, a participação não pode ser considerada ilegal.


Fonte: Da Redação / Correio de Mato Grosso com Informações do RD News

Nenhum comentário:

Nobres

Nobres
(65) 99608-4819

BR

BR
NOBRES: Vereadora Zayra tem PL aprovado que permitirá população fazer doações para a APAE através da fatura de água

>>>>>

>>>>>

1

1

SM

SM

MNT

MNT

CB

CB

Site Caminho Político

Site Caminho Político
"Seu Portal de Noticias"

PC

CORREIO

CORREIO
AMM disponibiliza a municípios acesso a atas de registro de preço

NBSMT

PARCEIRO I

Pgo

Pgo

ALk

ALk

...

...

PMN1

PRESS

PARCEIRO II

PARCEIRO II

PMN

Fish

Fish

Marcadores

csw

UNK

Arquivo do blog

PPV

UP

UP