![]() |
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Nobres |
Faltando pouco mais de um ano para o próximo pleito eleitoral, a "nova" Câmara Municipal de Nobres, que passou de nove para onze representantes (do povo?) e que teve uma significativa renovação ainda não disse a que veio ou melhor, a impressão é que tudo continua sem qualquer alteração positiva para o representado: o povo!Desde o início de Legislatura, a Câmara protagonizou vários momentos que merecem destaque: a alternação do comando da Mesa Diretora da Casa de Leis,onde conchavos e acordos políticos (suposta troca de cargos a afiliados) com os vereadores.
Escândalos atrás de escândalos por quem está exercendo o papel de presidente do Legislativo, um exemplo disto: foi o velório de um bandido (líder de quadrilha de roubo de gado) que por ser primo do atual presidente da Câmara, vereador Odson Araujo , fato que revoltou a população nobrense. E os demais vereadores nada fizeram para que tal evento não ocorresse ali na Casa do Povo. Muitos ficaram "trancados" em casa. Já outros resolveram de forma providencial agendar reuniões em Cuiabá com deputados na Assembléia Legislativa.Sem falar aqueles que de uma para outra contraíram a "famosa H1 N1".
A atual legislatura pode ser considerada inoperante e inerte. Sendo que alguns vereadores,principalmente os veteranos não surpreendem e tão pouco o farão neste 1 ano, 3 meses e 10 dias que restam para a realização de novas eleições. "Tá tudo dominado" como se diz na gíria popular. Do contrário, os nobres edis estariam levando a sério o risco iminente de prejuízo à governabilidade que Nobres apresenta, devido ao inchaço da máquina, que esses mesmos vereadores contribuem , indicando seus afilhados políticos e cabos eleitorais de confiança. Isso sem comentar ,que devido o fato do prefeito Sebastião Gilmar (PSD) ter anunciado antecipadamente que não pretende disputar a reeleição e também pelo suposto rompimento da vice- prefeita Sivia Martins Dalmollin ter rompido com o grupo político que está a frente da Prefeitura de Nobres alegando falta de espaço na administração municpal.
Todos esses acontecimentos acabaram por contrbuir para antecipar a disputa interna de alguns integrantes do governo (para não dizer quase todos) já começaram a corrida eleioral de 2016 e também já se articulam nos bastidores, onde aliados começam a virar inimigos e adversários se tornam melhores amigos e aliados de primeira hora. Estes são apenas alguns exemplos de assuntos muito sérios que os vereadores fazem vista grossa e sem contar, os assuntos domésticos como a falta de fiscalização na cidade e que talvez dos onze vereadores apenas três ou quatro se salvam e que em um momento certo iremos revelar o nome desses corajosos e destemidos parlamentares, sendo que desses possíveis "bravos heróis", apenas um faz oposição de verdade à atual administração, que como o Blog Correio de Mato Grosso mostrou em publicações anteriores parecia estar com vontade de trabalhar, porém de alguns meses para cá vem deixando a desejar,pois mais uma vez a cidade de Nobres volta a ficar estagnada e parada no tempo. Sem obras em andamento, buracos voltando a tomar conta das ruas, praças sem manutenção e secretários apenas esquentando as suas respectivas cadeiras e contribuindo para a "poluir a camada de ozônio" (para bom entendedor meia palavra basta).
As sessões são mornas e quando os vereadores vão fazer o uso da fala na tribuna da Câmara Municipal mais parece um "papo de comadre", onde sempre este ou aquele vereador ,sempre começa o discurso dizendo: " fiquei sabendo que fulano falou isso e aquilo sobre mim e blá, bla,blá e blá..." e raramente alguns dos nobres parlamentares apresentam indicações ou fazem cobranças ao Poder Executivo.
Um dos vereadores mais antigos e experientes da cidade e por diversas passagens pela Câmara Municipal de Nobres, é de lamentar ver o quanto o vereador Manoel Fermino se encolheu, nem parece aquele vereador polêmico, fiscalizador e que mostrou serviço na Legislatura passada que enfrentou animosidades e rasteiras por parte de alguns de seus pares. Agora, um pouco mais contido ele usa a famosa técnica do "bater e assoprar", mas sempre criticando os secretários,mas nunca o prefeito Sebastião Gilmar. Agora resta saber o que estaria por trás dessa mudança de perfil do veterano vereador Fermino do Táxi,como ele gosta de ser chamado.
Será que esses vereadores não se envergonham de verem diariamente as pessoas reclamando, tendo dificuldades reais para obter os serviços essenciais? E o pior é o atual presidente Odson Araújo mandar que assessores e funcionários impedirem que as pessoas cheguem aos gabinetes dos vereadores para reclamar. Mesmo ele podendo delegar à essas mesmas pessoas, que elas ouçam e anotem as reclamações ou talvez sugestões do pobre cidadão reclamão, que pode ter sido aquele mesmo cidadão que provavelmente o colocou lá. Os vereadores mais uma vez, pelo que se desenha, perdem a oportunidade de fazer a diferença no que tange à condução da manutenção dos direitos do cidadão e não percebem a força que têm; não valorizam os votos que receberam,mas somente aqueles que receberam espontaneamente, é claro! Porque ninguém é ingênuo de acreditar que todos os votos foram por amor à causa;
Tanto o presidente da Câmara Municipal e os demais vereadores não percebem que bem informados e bem assessorados poderão, de fato, fazer muita diferença e se tornarem líderes e não apenas mais um dependente do Poder Público. E não apenas uma independência para fazer carreira política, mas uma independência que venha de encontro às reais necessidades da população e acima de tudo, olhar o povo não como pedinte, como fazem a maioria dos vereadores, mas sim se unirem para a construção de uma sociedade melhor, mais justa, menos corrupta, menos interessadas nas benesses pessoais.
Foto: Arquivo
Ex- vereador e presidente da Câmara Municipal de Nobres
Rallide Andrade (PDT)
|
Mas infelizmente , o único vereador que pensava desta forma e teve a coragem de enfrentar o Sistema,mesmo estando dentro dele,recebeu uma rasteira orquestrada por pessoas ligadas a Mesa Diretora da qual era presidente e a atual administração teve o mandato cassado e teve que deixar a presidência do Legislativo por ter sido cassado por improbidade a administrativa, estamos nos referindo ao ex- vereador Rallide Andrade (PDT) , que por motivos banais foi destituído do cargo.
Agora fica a pergunta destratar o povo e impedir acesso do mesmo na Casa de Leis, velar bandido no Plenário da Câmara Municipal e supostamente desviar recursos públicos não seria quebra de decoro parlamentar e improbidade administrativa respectivamente? E estes três fatos não seriam motivos para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) ?
Com as palavras os Excelentíssimos vereadores.
E para aqueles que desejarem comentar esta matéria ou apresentarem um resumo do que fez nesses quase três anos que estão como vereadores nossos E- mail são: jornalismocorreiomt@gmail.com/ correiodematogrosso@gmail.com
Fonte: Da Redação / Correio de Mato Grosso
Nenhum comentário:
Postar um comentário