BLOG CORREIO DE MT ESTÁ MIGRANDO PARA

BLOG CORREIO DE MT ESTÁ MIGRANDO PARA
CLIQUE AQUI E CONTINUE BEM INFORMADO(A)

PRQ

PRQ
De 1º a 15 de Setembro de 2017

terça-feira, 9 de maio de 2017

EM BOAS MÃOS: Saúde de Nobres sob o comando de Clestiane Molina está sendo humanizada e recebe elogios da população

Foto: Marcos Lopes
Com um curriculum “invejável” e com vasta experiência em administração pública com passagens como secretária de Saúde em vários municípios de Mato Grosso, sendo oito anos de Denise, quatro em Nova Marilândia e seis anos como Conselheira Estadual de Saúde. Atualmente ela é Vice-presidente estadual do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso, a secretaria municipal de Saúde de Nobres, Clestiane Molina recebeu na última quinta-feira (04) a equipe do Blog Correio de MT para uma entrevista exclusiva para a Coluna “Saúde – Em Ação” deste portal de notícias e respondeu à todas as perguntas feitas à ela. Confira:

Blog Correio de MT: Há muitos anos que a Saúde de Nobres, independente de quem esteja à frente da pasta ou do comando do Município, é uma area que vem recendo críticas e você em pouco mais de 4 meses como secretária municipal de Saúde, já conseguiu alguns avanços e implantar o seu perfil de trabalho, que rendeu e está rendendo elogios por uma grande parte da população. Pode- se dizer que hoje a Saúde de Nobres está humanizada em definitivo?

Foto: Marcos Lopes
Clestiane Molina: Nossa gestão primordialmente, é feita com o objetivo de ser humanizada, porque a Saúde mexe com pessoas em estado de vulnerabilidade e fragilidade. Já melhorou bastante e nós estaremos trabalhando também com a capacitação, com a educação continuada na questão do atendimento e da humanização e (...) tudo o que queremos fazer e implantar, como uma de nossas principais prioridades é atenção cada vez mais humanizada ao usuário do Sistema de Saúde ofertado pelo Município.

Blog Correio de MT: Quantos médicos atendem hoje pelo Município? E há médicos especialistas e quais são as especialidades que eles atendem?
Clestiane Molina: Hoje, nós temos no total sete médicos atendendo a secretária de Saúde de Nobres, sendo que 1 em cada uma das quatro UBS (Unidade Básica de Saúde) e 3 no Centro Preventivo de Saúde.  Temos ainda médicos especialistas como ortopedista, ginecologista e pediatra.

Blog Correio de MT: O socorro de emergência em gestões anteriores era feito pelo Hospital Laura de Vicuña, o qual pela lei tinha e tem quer obrigação do Município prestar o mesmo. Continua dessa forma ou algo mudou? E o que mudou?

Clestiane Molina: Quando assumi [a Saúde], o socorro de emergência era feito pelo Hospital [Laura de Vicuña] e nós percebemos e temos ciência de que este não é um trabalho que deve ser terceirizado, mas sim feito pela Saúde do Município, então nós resolvemos assumir esse compromisso de fazer o resgate e o atendimento de urgência.
Blog Correio de MT: Mas terá uma equipe somente para esse serviço? E quantos profissionais irão fazer parte desta equipe?

Clestiane Molina: Serão seis profissionais no total, sendo dois motoristas, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem e mais um médico quando se fazer necessário. E para identificar essa equipe iremos fazer aquisição de uniformes e crachás para identificação.
Blog Correio de MT: Recentemente foi lançado pelo Município, o Projeto Moça Bonita, um trabalho feito em parceria entre as secretarias de Saúde e Ação Social, por que desta ação e por que começar pelas mulheres?

Clestiane Molina: Nós percebemos que a nossa maior clientela são as mulheres, que normalmente, são as que mais procuram e utilizam o serviço de Saúde e a gente, sabe, sem desmerecer os homens, que a mulher em sua grande maioria cuida dela, do esposo, dos filhos, do papagaio, do periquito, enfim, a mulher acaba por cuidar de todo mundo e a mulher é excessivamente cuidadora e por isso precisa de um cuidado mais especial. E ao cuidar da saúde da mulher, também estamos cuidando da família dela por um todo, pois (...) ela tem mais predisposição a ter depressão como também ansiedade.

Blog Correio de MT: Quantas mulheres estão inscritas no Moça Bonita e este projeto vai cuidar só da saúde física da mulher? Ou irá oferecer outros serviços dentro da saúde e do bem estar social da mulher?

Clestiane Molina: A nossa meta era inscrever 300 mulheres neste projeto e graças a Deus superamos ela. Hoje temos mais 400 mulheres inscritas no Moça Bonita e ainda estamos fazendo mais inscrições. E não vamos ficar só nas atividades físicas na praça, pois queremos cuidar da saúde da mulher como um todo, por isso, também vamos oferecer serviços de eletrocardiograma, exames voltados as condições físicas da mulher, apoio nutricional com nutricionistas, palestras com psicólogos e médicos endocrinologistas, cardiologistas e entre outros médicos especialistas. 

Foto: Marcos Lopes
Blog Correio de MT: O Município de Nobres sempre teve dificuldades em manter a farmácia municipal e muitas vezes as pessoas não encontravam os remédios prescritos pelo médico. Esta dificuldade, que se tornou um problema em gestões anteriores foi sanado? Como está hoje a farmácia do Município?

Clestiane Molina: Olha (...), estamos buscando ter e adquirir todas as medicações necessárias para a unidade [farmácia]. No começo do ano foi difícil, devido ao processo licitatório que tinha que ser feito, mas já passamos por essa fase e hoje posso te afirmar que temos todas as medicações [remédios] da atenção básica.
Blog Correio de MT: Outra questão, que muitas vezes as pessoas por falta de conhecimento ou informação reclamam é sobre a assistência e o acesso aos remédios de alto custo.  Esse serviço, afinal é obrigação de quem? Do Estado, da União ou do Município?

Foto: Marcos Lopes
Clestiane Molina: Foi bom, você ter me feito este questionamento, porque uma coisa que quero ressaltar, é o seguinte: Às vezes vem na unidade de Saúde e não encontra a medicação prescrita pelo médico (...), mas existem medicações que não são da atenção básica e hoje, o Ministério da Saúde só nos disponibiliza R$ 6 mil para compra de remédios, e pelo Município, nós temos disponíveis R$ 24 mil, então (...) no total temos 30 mil para compra de medicamentos para a atenção básica. E os medicamentos de alto custo são de responsabilidade do Ministério [da Saúde] e do Estado.

Blog Correio de MT: Onde o Município entraria na questão do medicamento de alto custo? O Munícipio não poderia ser um intermediário?

Clestiane Molina: Infelizmente não. O papel do município em relação a esses medicamentos de alto custo, é apenas dar o suporte nas questões de estarmos enviando para Cuiabá os pacientes para estarem fazendo as consultas especializadas e os exames e aí sim, mandamos elas para o Estado para que o mesmo possa estar disponibilizando esses medicamentos de alto custo. Não podemos fazer mais nada, até porque há portarias do Ministério da Saúde que tem que ser obedecidas de forma rigorosa.

Blog Correio de MT: Considerações finais.

Clestiane Molina: Quero aqui, salientar que estamos aqui para fazer uma gestão humanizada, claro reconhecendo que tudo que já foi feito antes por outros gestores foram fundamentais para que a Saúde de Nobres conquistasse alguns avanços e teve um papel importante. Assim, como o nosso papel na condição de gestora é buscar melhorar a questão física [dos prédios] das unidades e estamos buscando a humanização da Saúde do Município como um todo, pois nós contamos com profissionais dedicados. E é claro, que uma coisa ou outra precisa ser ajustada e melhorada e estamos trabalhando nisso, mas vamos prover de acordo com o orçamento do Município e principalmente com responsabilidade. Quero aqui agradecer o [prefeito] Seu Leocir, pela confiança em nosso trabalho e agradecer também a cada um de nossos colaboradores que tem nos ajudado e tem sido peças fundamentais para que possamos estar deixando a Saúde do Município de forma cada vez mais humanizada. A vocês do Blog Correio de MT, também quero deixar meus agradecimentos, pois se dispuseram em vir conhecer de perto a nossa Saúde e assim prestar um serviço de utilidade pública à nossa população. Obrigada pelo espaço e parabéns por este trabalho.


Marcos Lopes- Blog Correio de MT

Nenhum comentário:

Nobres

Nobres
(65) 99608-4819

BR

BR
NOBRES: Vereadora Zayra tem PL aprovado que permitirá população fazer doações para a APAE através da fatura de água

>>>>>

>>>>>

1

1

SM

SM

MNT

MNT

CB

CB

Site Caminho Político

Site Caminho Político
"Seu Portal de Noticias"

PC

CORREIO

CORREIO
AMM disponibiliza a municípios acesso a atas de registro de preço

NBSMT

PARCEIRO I

Pgo

Pgo

ALk

ALk

...

...

PMN1

PRESS

PARCEIRO II

PARCEIRO II

PMN

Fish

Fish

Marcadores

csw

UNK

Arquivo do blog

PPV

UP

UP