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quinta-feira, 7 de maio de 2015

Estado e União vão buscar alternativas para conclusão do VLT

Foto:José Medeiros/GCom-MT
A Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana, vinculada ao Ministério das Cidades, vai estudar alternativas para ajudar o Governo de Mato Grosso a solucionar o problema do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Obra prevista para Cuiabá e Várzea Grande, o modal de transporte coletivo foi orçado em R$ 1,4 bilhão e está parado por entraves que vão desde a falta de cronograma de execução até a ausência de estudo tarifário. 

O acordo de cooperação entre Mato Grosso e a União foi firmado na quarta-feira (6), durante reunião, em Brasília, entre o governador Pedro Taques e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. 

Segundo o secretário nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana, Dario Lopes, o Ministério das Cidades precisará de tempo para avaliar todos os assuntos relativos ao modal de transportes de Cuiabá. 

Entre os problemas identificados está o alto montante já destinado para a execução da obra – cerca de R$ 1 bilhão –, além do atraso nas frentes de trabalho e inexistência de recursos para a conclusão. 

O governador Pedro Taques avaliou positivamente a iniciativa do ministro, de contribuir com Mato Grosso no sentido de resolver a situação do VLT, especialmente porque o órgão também deu parecer favorável à implantação do trem de superfície na capital mato-grossense. 

“Queremos e vamos solucionar essa questão do VLT. Por isso, precisamos de toda a ajuda possível. Os mato-grossenses precisam de resposta quanto à essa obra, que é uma das mais caras já contratadas no Estado”, afirmou o governador. 

Falhas técnicas

Após audiência de conciliação, na 1ª Vara da Justiça Federal em Cuiabá, no mês passado, o Governo de Mato Grosso e o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande decidiram que vão apresentar, até o fim do mês de junho, estudos de viabilidade e detalhes de como será executada a obra do modal. 

A Procuradoria Geral do Estado (PGE), de posse dos relatórios realizados pela empresa gerenciadora e Controladoria Geral do Estado, apontou um conjunto extenso de problemas e falhas técnicas nas obras já executadas. 

Por outro lado, o consórcio argumentou que houve atrasos nos pagamentos e desapropriações. 

“Acreditamos que há falhas na execução da obra e correções que devem ser feitas. O Consórcio precisa mostrar se há ou não falhas e quando serão corrigidas. Este prazo é para dar clareza do que realmente aconteceu. Entretanto, entendemos que haviam frentes de trabalho abertas que poderiam ser desenvolvidas”, afirmou o procurador-geral do Estado, Patryck Ayala. 

Participaram da reunião em Brasília, além do governador, do ministro e o do secretário nacional de Transportes, os secretários de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, de Comunicação, Jean Campos, e os secretários nacionais de Acessibilidade e Programas Urbanos, Luis Oliveira Ramos, e de Saneamento, Paulo Ferreira.

Fonte: Mídia News

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